VÍDEO: igreja histórica do século XVII é arrombada e vandalizada em destino turístico da Bahia
01/05/2025
(Foto: Reprodução) Providências legais e pastorais foram assumidas pela Diocese de Eunápolis. Jovem de 25 anos foi preso com uma bíblia, suspeito de ter cometido o crime. Igreja é vandalizada em destino turístico da Bahia
A Igreja São João Batista do Quadrado, templo histórico construído em 1656 e localizada no Quadrado de Trancoso, destino turístico de Porto Seguro, no extremo sul da Bahia, foi arrombada, vandalizada e teve o Santíssimo Sacramento profanado na tarde de quarta-feira (30). O suspeito do crime é um jovem de 25 anos, preso com uma bíblia.
A Diocese de Eunápolis, responsável pela igreja, divulgou imagens internas do templo com objetos e imagens sacras quebradas, além do sacrário violado — o local é onde são depositadas as hóstias, consideradas sagradas pelos católicos. A igreja lamentou o episódio de vandalismo.
"Este ato gravíssimo, que fere profundamente nossa fé e reverência à Presença Real de Jesus na Eucaristia, nos entristece ainda mais por acontecer poucos dias após a grande celebração do Jubileu Eucarístico dos 525 anos da Primeira Missa no Brasil", divulgou.
A Diocese de Eunápolis afirmou que está tomando providências legais e pastorais e, em breve, vai definir e divulgar a data da Santa Missa de desagravo. A cerimônia em questão é uma celebração litúrgica realizada para reparar uma ofensa, seja contra Deus, a Igreja ou um santo.
A Delegacia Territorial de Porto Seguro investiga o crime como dano qualificado contra o patrimônio.
Homem de 25 anos é preso por vandalizar igreja em Trancoso
De acordo com o boletim de ocorrência, um homem de 25 anos invadiu o templo religioso, e danificou móveis e objetos sacros, e fugiu em seguida. A Polícia Civil informou que testemunhas relataram que o suspeito foi localizado com familiares, e apresentava comportamento agitado e discurso desconexo. A TV Bahia apurou ainda que ele estava com uma bíblia quando foi detido.
O jovem foi encaminhado para atendimento médico no Hospital de Porto Seguro, onde permanece internado, sob escolta da Polícia Militar. Oitivas e diligências seguem em andamento para esclarecer as circunstâncias do fato.
Igreja histórica em Trancoso foi vandalizada na Bahia.
Redes sociais
Igreja histórica do século XVII é arrombada e vandalizada em destino turístico da Bahia
Redes sociais
LEIA TAMBÉM
Após ser furtada três vezes no mês de maio, Igreja Nossa Senhora da Ajuda celebra missa de desagravo em Salvador
Turista morre e outras 5 pessoas ficam feridas após desabamento do teto de 'igreja de ouro' no Centro Histórico de Salvador
Cruz original da primeira missa realizada no Brasil chega à Bahia
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.
Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia